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PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM MACEDO COSTA Dom Macedo Costa

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Programas, Projetos, Ações e Obras

Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos, ações e obras dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

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Foram encontrados 18 resultados para a pesquisa.

Pacto

Número: 11

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Metas: Envolver 100% dos Professores e Coordenadores Pedagógicos dos ciclos de alfabetização inicial e complementar, a partir das Formações Pacto/Pnaic no Processo de Construção e discussões das Diretrizes Municipais para os ciclos de alfabetização com vistas na Educação de Qualidade; ? Incentivar a participação dos estudantes nas avaliações externas. ? Propiciar estratégias que no final do 2º ano do ensino fundamental de nove anos 100% dos alunos alcancem em leitura o nível 5 nos resultados da Provinha Brasil; ? Desenvolver práticas pedagógicas que colaborem com os direitos de aprendizagem estabelecidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ? No final do 3º ano com a Realização da Avaliação Nacional da Alfabetização devem alcançar NÍvel 4 da (ANA) Avaliação Nacional de Alfabetização .

Indicadores: Elevar o nível de conhecimento/aprendizagem das crianças, professores e coordenadores da rede; - Auxiliar o fazer pedagógico do professor e CPs; -Conhecer e acompanhar as crianças que apresentaram maiores dificuldades fazendo as intervenções adequadas ao nível de escrita e com foco nas habilidades fragilizadas; - Avanços na aprendizagem das turmas, principalmente, nas produções textuais.

Resultados: Ao final da última etapa de trabalho do PACTO 2017, constatamos a evolução da equipe de alfabetização do 1º ciclo (1º ao 3º ano) na perspectiva das práticas alfabetizadoras, numa proposta interdisciplinar, sinalizando possibilidades de intervenções nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização. Sobretudo, com as reuniões do NALFA (Núcleo de Estudos de Alfabetização e Letramento) aprofundamos as discussões acerca das ações de gestão, planejamento, monitoramento, avaliação e acompanhamento da política municipal de alfabetização no contexto de cada rede.

Informações Adicionais: Envolvidos: - 1 coordenador local. - 1 coordenador pedagógico. - 36 professores alfabetizadores. - 520 alunos do Ciclo de Alfabetização.

Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar so

Número: 12

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Metas: Trata-se de um projeto que visa proporcionar à comunidade escolar uma alimentação que alie consciência sustentável e os benefícios dos alimentos cultivados de forma orgânica, pelos próprios membros das escolas do município. A iniciativa do projeto parte da ideia de promover na alimentação dos alunos uma diferenciação dos anos anteriores, fortalecendo vínculos e a coparticipação da sociedade e da escola, com fundamentos que venham favorecer a Educação como todo.

Indicadores: A inserção deste projeto se dá de maneira a contribuir para a construção de uma consciência nos alunos voltada para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e que leve em conta a importância de uma alimentação saudável, estendendo-se para a importância do trabalho em equipe, uma vez que conta com o apoio e participação de membros da comunidade local que oferecem seu trabalho de forma voluntária. A produção e o cultivo estão atrelados às disciplinas com o propósito de promover a interdisciplinaridade, tais como: Meio Ambiente, Geografia, Matemática, História, entre outras. A implantação da horta comunitária baseia-se na iniciativa e inovação das práticas didáticas que envolvam alunos do Ensino Fundamental II, além de proporcionar a reeducação alimentar juntamente com o afloramento de uma consciência ambiental.

Resultados: Estímulo a hábitos alimentares saudáveis; ? Fortalecimento do convívio comunitário; ? Exercício da cooperação e do trabalho em equipe; ? Favorecimento na aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; ? Promoção da interdisciplinaridade entre disciplinas como: meio ambiente, geografia, história, matemática, entre outras; ? Incentivo aos participantes no cultivo da horta em suas residências; ? Promoção da reeducação alimentar;

Informações Adicionais: 95 alunos envolvidos 1 escola contemplada 1 coordenador municipal 4 professores

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à famíl

Número: 13

Responsável: SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Metas: Atender 500 famílias e ou indivíduos/Ano

Indicadores: Redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social; Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência no território de abrangência do CRAS;

Resultados: Aumento de acessos a serviços socio assistenciais e setoriais; Melhoria da qualidade de vida das famílias residentes no território de abrangência do CRAS

Serviço de conveniência e fortalecimento de víncul

Número: 13

Responsável: SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Metas: Promover a interação social planejada para criar situações desafiadoras, estimular e orientar os 330 usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Indicadores: Redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social; Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais; Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos; Aumento no número de jovens autônomos e participantes na vida familiar e comunitária, com plena informação sobre seus direitos e deveres; Melhoria da condição de sociabilidade de idosos.

Resultados: Melhoria da qualidade de vida de usuários e suas famílias; Redução dos índices de violência entre os jovens; Redução do uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce; Redução e prevenção de situações de isolamento social e de institucionalização de idosos.

Benefícios eventuais

Número: 14

Responsável: SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Metas: Atender cidadãos e famílias que não tem condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas ou que fragilize a manutenção do cidadão e sua família.

Indicadores: Levantamento situacional.

Resultados: Melhoria na qualidade de vida de cidadãos e famílias sem condições de arcar com situação adversas.



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