Prefeitura Capacita Educadores para Agir em Situações de Emergência.

02/10/2023 às 08h53

Nesta quarta-feira,(28/09) a prefeitura de Dom Macedo Costa por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso de primeiros socorros, conforme a Lei Lucas 13722/18, destinado aos educadores e colaboradores da Rede Municipal de Ensino.

No dia 23 de setembro iniciou a formação com os profissionais do Centro de Educação Infantil Deraldo Barreto Piton.

Nesta quarta-feira, 27 de setembro, a formação aconteceu no auditório da Escola Municipal Prof Maria Bernadete Borges Pinheiro, além dos profissionais desta instituição de ensino, todos os colaboradores das escolas do campo foram contemplados.

O curso foi ministrado pela Enfermeira e socorrista do SAMU, Carla Cerqueira, e pelo Enfermeiro emergencista e socorrista do SAMU, Osmundo Neto, acompanhados pelo Técnico de enfermagem e condutor socorrista, José Teles.

Além deles, estiveram presentes a secretária municipal de educação, Élida Piton, diretores e coordenadores das escolas municipais.

A realização desse curso é de extrema importância, pois capacita os educadores para agirem em situações de emergência dentro das escolas.

A Lei Lucas 13722/18, sancionada em 2018, tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas. Essa lei foi criada após o trágico falecimento do menino Lucas, de apenas 10 anos, que engasgou com um pedaço de salsicha durante uma atividade escolar.

Durante o curso, os educadores aprenderam técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de desengasgo, controle de hemorragias, imobilização de fraturas, entre outros procedimentos essenciais.

Além das técnicas, foram apresentados exemplos práticos para que os educadores pudessem compreender a importância e a eficácia dos primeiros socorros. Carla Cerqueira e Osmundo Neto compartilharam suas experiências como profissionais de saúde e ressaltaram a relevância do conhecimento em primeiros socorros para todos.

Ao investir na capacitação dos educadores e profissionais da rede, a prefeitura de Dom Macedo Costa mostra-se preocupada em oferecer um ambiente escolar seguro e preparado para lidar com situações de emergência.

Confira aqui:https://www.facebook.com/photo/?fbid=625263446459146&set=pcb.625263503125807